Conteúdo

  • Você conhece o MAE? Museu que fica na antiga Escola de Medicina da UFBA abriga valioso acervo de artefatos indígenas do período pré-colonial aos dias de hoje.
  • viola, violino, violão
  • Cientistas descobriam uma nova face
  • a folha seca de uma arvore qualquer

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA completa 30 anos de fundação

 
Por Luiza Peixoto
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFBA deu início no último dia 07 de março a um ciclo comemorativo dos 30 anos de sua fundação.  Implantado em um sítio arqueológico colonial, o museu abriga um valioso acervo representativo do passado pré-colonial, colonial e da contemporaneidade de povos indígenas. Através da exposição de acervos arqueológicos e etnográficos, o MAE possibilita ao visitante conhecer de perto um pouco mais da história de povos que contribuíram para a formação da diversidade e identidade brasileira. 
Recentemente, o MAE recebeu o patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, o que possibilitou a requalificação das suas exposições, como a renovação do mobiliário e equipamentos expositivos, inclusão de meios interativos que permitem melhor informar e entreter os visitantes, além de ações para destacar e valorizar os importantes vestígios arquitetônicos presentes no museu.
Segundo o museólogo Antonio Marcos Passos, o MAE durante esses 30 anos passou por processos de transformação e aperfeiçoamento para proporcionar aos visitantes uma compreensão das populações indígenas que viveram e vivem no estado da Bahia. A exposição etnológica destaca os modos de vida das sociedades Pankararé (Bahia), Kamayurá e Waujá (Parque Nacional do Xingú – Mato Grosso), possibilitando ao público obter informações sobre áreas geográficas, dimensão de suas populações, família linguística a que se filiam, além de aspetos relevantes da cultura material e imaterial destes povos.

Marcos ressalta ainda, que o papel do MAE é de socializar o conhecimento e mostrar que existem diferenças entre os povos, e através dessas diferenças o público poderá compreender a importância cultural desses objetos. 

O museu de Arqueologia e Etnologia encontra-se aberto para visitação pública e agendamento de visitas de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 17:00 hs, exceto nos feriados oficiais. Outras informações no site do próprio MAE.

 

Imagem Slide: 
Slide text: 
Você conhece o MAE? Museu que fica na antiga Escola de Medicina da UFBA abriga valioso acervo de artefatos indígenas do período pré-colonial aos dias de hoje.
Pager item de texto: 
museus

Realização

Parceiros